
A cultura da Agência Stáluz e a importância dos valores empresariais
A cultura empresarial é um conceito que muitas vezes não recebe a devida atenção. Fato é que as marcas, independentemente do segmento de atuação, devem ter valores e propósito para que o trabalho desenvolvido faça sentido.
STÁLUZCAST 1ª TEMP.
A cultura empresarial é um conceito que muitas vezes não recebe a devida atenção. Fato é que as marcas, independentemente do segmento de atuação, devem ter valores e propósito para que o trabalho desenvolvido faça sentido.
Em mais um episódio do StáluzCast, profissionais que compõem a agência Stáluz conversaram a respeito dos valores da empresa. As reflexões compartilhadas pelo diretor criativo Vagner Carvalho e sua equipe nos fazem pensar. “A importância dos valores está na gênese da Stáluz. Viver cada valor no dia a dia muda o jogo e reforça a nossa essência de desenvolvimento do comportamento humano”, conta Vagner Carvalho .
Conheça um pouco mais sobre a cultura da Stáluz e os seus cinco pilares!
Pilar 1: Acreditar
O primeiro dos pilares da Staluz é Acreditar, que tem tudo a ver com o slogan da agência: “Acredite em suas ideias”. Veja as frases que representam esse pilar:
Trabalho como se fosse para Deus.
Minhas boas ideias transformam negócios e vidas para melhor.
Sou um projeto para dar certo.
Vagner Carvalho, diretor criativo da Stáluz, incorpora o “Acreditar” às ações do dia a dia: “A gente acredita que o nosso trabalho não é apenas para trazer dinheiro. Acreditamos no trabalho para Deus. Para quem não crê em Deus, pode fazer um paralelo com acreditar em um propósito maior. Assim você se entrega de verdade ao trabalho e atrai mais oportunidades”.
Pilar 2: Realizar
Realizar é fundamental para o sucesso da agência Stáluz. Existem três frases que simboliza a força desse pilar.
Ou faço bem feito, ou não faço.
O projeto do cliente também é meu.
Realizo com paixão e criatividade.
Amanda Leal, responsável pelo setor de atendimento da Stáluz, reconhece a importância da direção de Vagner para que todos tenham um espírito realizador: “A forma como ele traz os valores e incorpora ao ambiente de trabalho é muito especial”.
Pilar 3: Crescer
É preciso crescer sempre e a Stáluz tem isso como um dos seus pilares.
“Estou em constante atualização”
“Aprendo e coloco em prática”
Vitor Galves , Coordenador de projetos da Stáluz, tem um olhar bem especial para este pilar: “Vivemos de verdade a cultura da Staluz. ‘Crescer’ mostra bem isso, é um objetivo comum a todos. Tem muito a ver com a liberdade que temos e com o incentivo para o desenvolvimento de cada pessoa”.
Vagner, por sua vez, valoriza a atualização constante da equipe: “Costumamos brincar que temos o método cumbuca: pegamos um tema que tem sido desafiador e convidamos todos a estudar para aprender mais. Depois de uma semana, colocamos todos os nomes em uma cumbuca e sorteamos uma pessoa para falar a respeito”.
Pilar 4: Ser e Agradecer
Ser e Agradecer condensa em três afirmações a essência desse pilar:
Sou grato.
Sou antes de ter.
Sou parte da solução.
Ser grato é um pressuposto para o sucesso, seja em uma agência de criatividade ou em qualquer ramo de atividade profissional. Segundo Leandro Purgatto, diretor de arte da Stáluz, “além de ser grato, a gente deve expressar a gratidão em atitudes e palavras”.
Vitor Galves enxerga a amplitude da gratidão: “é importante valorizar as pequenas vitórias e se motivar com elas. Às vezes devemos ser gratos também quando algo não dá certo. Tirar aprendizados mesmo nas derrotas”. Já Amanda entende que “a gratidão nos conecta a Deus”.
Vera Leal, diretora financeira da Stáluz, se identifica muito com o lema ‘sou parte da solução’: “Sinto necessidade de coisas novas, busco colocar isso no dia a dia para ajudar as pessoas a pensar fora da caixa. Incentivo todos a serem parte da solução, sem ter vergonha de propor”.
Pilar 5: Bem se Relacionar
O quinto e último pilar que compõe a cultura corporativa da Stáluz é “Bem se Relacionar”, representado em três afirmações.
“Minha alegria e empatia fazem a diferença”
“Se falei, eu faço!”
“Quando eu erro, assumo e corrijo!”
Vagner faz uma reflexão bem pertinente a respeito deste pilar tema: “Passamos grande parte da nossa vida no ambiente de trabalho. Ter um bom relacionamento é muito importante, com a gente mesmo, com os colegas e com os clientes”.
Dentro da equipe da Stáluz, a harmonia tem sido um combustível para a criação de um ambiente saudável que fomenta novas ideias. “A gente vai aprendendo junto, cada pessoa tem sua qualidade e inspira os colegas. Bem se relacionar tem muito a ver com isso”, conta Leandro. “Entre nós, existe muita empatia na hora de colocar alguma discordância”, destaca Amanda. Por fim, Vitor entende que a equipe da Stáluz tem uma “complementaridade muito positiva”.
O primeiro ano de StáluzCast
Em 2024, foi ao ar a primeira temporada do StáluzCast no YouTube. Ao longo dos episódios, passamos por vários temas ligados ao empreendedorismo, com abordagens surpreendentes que proporcionaram conversas muito produtivas. Veja o destaque trazido por cada participante do último episódio da temporada.
Amanda: “o episódio sobre Setembro Amarelo me marcou muito. As duas psicólogas, Silvia Grillo e Vanessa Milanezi, trouxeram reflexões ricas sobre um tema tão complexo”
Leandro: “foi muito legal ter trazido o Rubem Farias, diretamente da Suécia, para o episódio sobre desafios e oportunidades de empreender com a música”
Vitor: “no episódio sobre a Pixel Show, pudemos ter uma verdadeira aula de criatividade com Allan e Símon Szacher, muito conteúdo rico!”
Vagner: “quando recebemos o Flávio Basset para falar sobre cativar audiências, foi muito bacana. Eu brinco que o Flávio é tão criativo que você chacoalha ele e cai uma ideia”.
Acredite em suas ideias! 🎧
O slogan da Stáluz também foi tema na conversa entre os nossos talentos. Segundo Amanda, “sua mente pode tentar sabotar uma ideia que surge e fazer você achar que vai dar errado. É preciso ter fé, por mais desafiador que seja o processo”. Já Vagner tem a compreensão de que o erro faz parte do crescimento: “uma ideia que dá errado ou que não acontece faz parte do jogo. A vida tem atrito, pode ser que dê errado e que você aprenda com isso”.
Para ouvir o episódio do na íntegra, basta clicar aqui! Aproveite também para conferir outros episódios do StaluzCast. São bate-papos recheados de grandes aprendizados para quem deseja se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Você está a poucos passos de contar com excelentes profissionais para transformar sua ideia em realidade.