an abstract photo of a curved building with a blue sky in the background

Bel Pesce - Uma jornada global de empreendedorismo, inovação e reinvenção

Bel Pesce vive experiências extraordinárias pelo mundo, que se traduzem em aprendizados, projetos, livros e conteúdos que inspiram milhares de pessoas a conquistarem seus sonhos.

STÁLUZCAST 2ª TEMP.

Agência Staluz

3/6/20256 min read

Uma jornada global de empreendedorismo, inovação e reinvenção

O que define um empreendedor? Existem muitos fatores que devem ser somados para se obter sucesso no mundo empresarial. Mas, talvez, nenhum seja tão poderoso quanto acreditar nos seus sonhos.

No mais recente episódio do StaluzCast, recebemos Bel Pesce, empreendedora visionária, autora de quatro best-sellers e referência em criar produtos e serviços para marcas, pessoas e países. Bel possui duas graduações no MIT, considerada uma das melhores universidades do mundo, foi a primeira brasileira eleita NEXT Generation Leader pela Revista TIME, foi destaque na lista 30 Under 30 da Forbes e escolhida pela BBC como uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo.

Bel Pesce vive experiências extraordinárias pelo mundo, que se traduzem em aprendizados, projetos, livros e conteúdos que inspiram milhares de pessoas a conquistarem seus sonhos. Desde morar em dezenas de empreendimentos imobiliários inovadores até cruzar os Emirados Árabes Unidos em cavalos e carros cor-de-rosa para conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, até ser uma das primeiras pessoas a experimentar alguns dos mais diferentes modelos de hospitalidade e qualidade de vida, Bel ama aprender mais sobre o comportamento humano e impactar positivamente o comportamento das pessoas. A partir dessas vivências, ela cria diversos tipos de conteúdo e tecnologia que fomentam o empreendedorismo.

Segundo ela, “a melhor oportunidade pode surgir a qualquer momento, desde que você se dedique de verdade e esteja presente de verdade”.

A Menina do Vale, um sucesso arrebatador

Desde criança, Bel já gostava de montar computadores, fazer websites e criar coisas para vender. Além da facilidade e da sua forte conexão com aprender, Bel também gostava de ensinar o que havia aprendido para outras pessoas, usando uma linguagem diferente e de fácil entendimento. Sempre foi uma integração entre técnico + pessoas e tecnologia + negócios, por isso, Bel afirma ser uma “nerd social”.

Bel se mudou para os Estados Unidos com apenas 18 anos para estudar no MIT. Foi nessa respeitada instituição que ela aprendeu a palavra “empreendedorismo” e que, ao ouvi-la, percebeu como se identificava com aquilo e o quanto tal palavra definia muito bem sua forma de viver e seu olhar para o mundo.

Em 2012, Bel lançou um livro digital gratuito onde compartilhou suas experiências e aprendizados durante sua jornada empreendedora no Vale do Silício, além de casos de sucesso mostrando que tudo é possível quando há uma boa ideia com muita dedicação. “O livro fala da importância da atitude empreendedora no dia a dia”, conta Bel. “Eu tinha muito de matemática dentro de mim, mas também de humanas. Tinha uma grande vontade de vender e empreender”.

O potencial das histórias transformadoras se somou ao timing ideal para que o livro “A Menina do Vale” se tornasse um fenômeno cultural, trazendo um enorme reconhecimento para Bel Pesce como uma grande empreendedora. Em 2012, ainda não se falava tanto de empreendedorismo, então o tema despertou muito interesse em jovens que sonhavam em ter seus próprios negócios. Em menos de 3 meses, foram milhões de downloads da edição digital gratuita e a edição impressa vendeu cerca de 200 mil unidades - isso sem que o e-book gratuito fosse tirado do ar!

FazINOVA, um laboratório que transforma sonhos em realizações

Bel é CEO da FazINOVA, seu grande projeto, uma agência criativa que já desenhou, produziu e lançou mais de 150 produtos e serviços ao redor do mundo. “A gente sempre trabalhou para ajudar pessoas, empresas e países que desejam ir de sonhos para realizações”, conta a executiva. O sucesso da empresa tem muito a ver com a paixão com a qual Bel atua: “Eu adoro fazer uma coisa que eu nunca fiz antes! Eu preciso do novo. Senão, vira um tédio!”. Na FazINOVA, ela tem a oportunidade de aprender e de ensinar, dois verbos que fazem parte da sua vida e da sua história.

A FazINOVA se consolidou como um grande laboratório que desenha ferramentas para que os sonhos se concretizem. O trabalho se divide em três grandes pilares, que se misturam ao longo dos projetos:

  • Tecnologia: aplicativos, sites e outras ferramentas digitais.

  • Conteúdo: livros, cursos online ou presenciais, documentários, gibi, jogos de carta e outras criações.

  • Experiências: viagens imersivas e eventos.

Um grande exemplo é o trabalho realizado junto ao governo dos Emirados Árabes Unidos. Desde 2016, a FazINOVA atua como uma espécie de “empreendedores residentes” em diversos projetos no país, oferecendo ideias sobre como o governo pode se reinventar em determinados segmentos e, então, produzindo e implementando essas ideias. Com o sucesso da colaboração, desenvolveram também uma solução educacional mais abrangente onde foi criada a iniciativa “O que eu gostaria de ter aprendido mais cedo”. O projeto consistiu em uma pesquisa com pessoas de vários países e de diferentes idades e, de acordo com suas respostas sobre o que gostariam de ter aprendido mais cedo, foi desenvolvido um ecossistema de negócios e educação, como plataformas de conteúdo online e presencial, aplicativos mobile e eventos ao redor do mundo.

Os valores da FazINOVA são firmados pela tríade criatividade (no desenvolvimento e na valorização de novas ideias), conexões (entre pessoas, culturas, marcas e histórias) e prosperidade (estruturas de recursos, finanças e reconhecimentos).

“As histórias guiam as pessoas”

O que move as pessoas? Segundo Bel Pesce, histórias guiam pessoas e podem resultar ou em algum tipo de ação ou, então, em algum tipo de trava. A FazINOVA tem como um dos seus diferenciais uma metodologia de mapeamento de histórias para traduzir a essência das empresas por meio de experiências ou, até mesmo, por meio de um sentimento. “O invisível é mais forte do que o visível. A cultura de uma empresa é mais palpável do que a contabilidade”, reflete.

Na FazINOVA, um dos exercícios realizados junto às empresas é o mapeamento da companhia a partir da definição de um espaço físico ou objeto. O executivo responsável deve imaginar um espaço ou objeto que represente a empresa de forma detalhada e, com base em suas respostas, a equipe da FazINOVA realiza o mapeamento de forma lúdica, traduzindo a visão, essência e estratégia daquela empresa de maneira clara e leve. Segundo Bel Pesce, as experiências implementadas têm o poder de engajar tanto os funcionários como também potenciais parceiros.


Tour da Abundância inspira pessoas e empresas

Em 2019, Bel desenhou o “Tour da Abundância” com a intenção de conhecer e viver a abundância de diferentes lugares. Isso pode ser através de um projeto, uma amizade ou da espiritualidade de forma mais ampla. “Para mim, abundância é tudo. Estar aqui no podcast é parte da minha abundância”, afirma Bel.

Durante o Tour da Abundância, Bel Pesce teve o insight de uma frase, a qual foi escrita em pulseirinhas para serem entregues às pessoas que, de alguma forma, cruzaram o seu caminho e também foram parte do Tour da Abundância. Para Bel, as pulseirinhas são como “sementes” lançadas sobre a vida do próximo, elas são divididas por cores onde cada cor representa uma abundância com significados a serem cultivados:

  • Vermelho: família, terra, natureza, ações que trazem riqueza material.

  • Laranja: relacionamentos, aquilo que realmente traz satisfação, pessoas que se conectam, criação que não precisa de lógica, projetos criativos.

  • Amarela: equilíbrio de dar e receber, ou seja, saber o seu valor sem deixar de ser humilde. Passa também por dar espaço à criança interior.

  • Verde: amor, compaixão, perdão.

  • Azul claro: comunicação, expressão do que você é.

  • Azul escuro: insight, enxergar além, entender o futuro antes de ele acontecer.

  • Roxo: inteligência, presença e se sentir guiado enquanto caminha.

  • Branca: a união de todas as cores anteriores.

Empreender é uma arte!

“O seu propósito é desenhar uma vida completamente entregue a quem você realmente é”. A frase, criada por Bel Pesce, representa o permanente desafio de calibrar o orgânico com o estratégico. Bel se considera uma apaixonada pela reinvenção: “entenda a reinvenção como parte da sua vida, nos momentos de alta e de baixa. Minha dica é agarrar a reinvenção como pilar da vida, com amor, gratidão e respeito”.

As lições de empreendedorismo e de vida compartilhadas por Bel Pesce são realmente transformadoras. Convidamos você a conferir o episódio na íntegra para aprender ainda mais com essa profissional tão singular.

Para ouvir o episódio, basta acessar este link. Aproveite também para conferir outros episódios do StaluzCast. São bate-papos recheados de grandes aprendizados para quem deseja se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Você está a poucos passos de contar com excelentes profissionais para transformar sua ideia em realidade.

#Junte-se a nós_