
Como uma marca pode dar um passo em direção ao futuro?
No StáluzCast, Paulo Al-Assal discute branding e transformação de marcas com propósito. Ele destaca os 4 S: Sobrevivência, Sucesso, Significado e Sossego, essenciais para marcas evoluídas. A metodologia Evolv Soul foca em rebranding autêntico e cultura organizacional.
STÁLUZCAST 2ª TEMP.
Como uma marca pode dar um passo em direção ao futuro?
A competitividade de uma marca em mercados tão disputados é um desafio cada vez maior. É preciso dar um passo à frente em direção ao futuro, sem deixar de lado a essência da marca.
No mais recente episódio do StaluzCast, recebemos Paulo Al-Assal, consultor e palestrante com mais de 25 anos de experiência em branding. Ele é o responsável pelo curso Branding Disruptivo & Marcas do Futuro, com uma abordagem que passa por tópicos como análise do cenário atual e tendências comportamentais. Um dos destaques do trabalho de Al-Assal é a metodologia da Evolv Soul, sua consultoria de estratégia de marcas e transformação a partir do propósito (Purpose Driven Transformation).
Depois de uma experiência nos Estados Unidos ainda na adolescência, Paulo Al-Assal se formou em economia e administração, até iniciar sua trajetória no mercado financeiro. Mas o profissional realmente se encontrou no branding, área em que passou a ajudar empresas a encontrarem seus respectivos propósitos. Antes de desenvolver a Evolv Soul, Paulo comandou a consultoria Saffron Brand Consultants durante cinco anos.
Os 4 S que devemos valorizar ao longo da vida
Uma das grandes lições de vida e de empreendedorismo trazidas por Paulo Al-Assal diz respeito aos 4 S. Dentro da sua visão da trajetória de um empresário, é natural que quatro fases sejam vividas: Sobrevivência, Sucesso, Significado e Sossego.
Paulo acredita que esses são os estágios pelo qual a maior parte das empresas passa. Para que o empreendedor tenha sucesso nessa trilha, é fundamental que o propósito esteja bem estabelecido e que o horizonte tenha como uma meta importante a busca pela paz de espírito nas fases mais maduras da vida.
Marcas devem ter propósito e responsabilidade
As marcas que conseguem encontrar seus propósitos são aquelas mais aptas a se colocarem como autênticas e responsáveis diante dos seus públicos. Paulo Al-Assal acredita que as marcas não devem pensar apenas no lucro, mas principalmente em ter responsabilidade com a comunidade.
De acordo com Paulo, as empresas evoluídas são aquelas que possuem um propósito. Outras características dessas empresas são a promoção do equilíbrio e da qualidade de vida, a liderança humana e a prática diária de valores reais, que vão muito além dos discursos vazios.
O branding de uma marca deve ser autêntico e refletir a essência da empresa. É com base nessa premissa que Paulo orienta empreendedores de diferentes setores. A identidade deve nascer de dentro para fora, assim como o nome de um filho: não precisa da aprovação do mundo.
Aperfeiçoar o branding traz resultados práticos
Quando o branding de uma marca é bem trabalhado, a performance de alto padrão é uma consequência natural. Muitas empresas ainda resistem e acreditam que uma mudança de logo, de missão ou de ambiente não impacta as vendas. Mas, segundo Paulo, branding influencia a percepção dos clientes e faz com que eles entendam o valor que a marca oferece a eles.
Paulo Al-Assal viveu um exemplo prático no varejo. Uma rede popular, que até então se baseava exclusivamente em preço, fez um redesenho da marca e passou a oferecer uma experiência de compra muito mais satisfatória aos clientes. O resultado desse passo corajoso de rebranding? Mais vendas e mais reconhecimento do público.
Metodologia da Evolv Soul passa por diagnóstico e reposicionamento
O entendimento sobre a importância do rebranding não basta. É preciso saber como fazer o redesenho de marca, de valores e de posicionamento na prática.
A metodologia criada por Paulo Al-Assal na Evolv Soul busca uma abordagem profunda, que mergulha na essência de cada marca. O rebranding começa com um diagnóstico interno e externo, passa pela pesquisa com clientes e colaboradores, e contempla também a reestruturação de cultura organizacional alinhada aos valores reais.
A respeito da cultura organizacional, os empreendedores devem compreender o valor da empatia no ambiente de trabalho. Pequenas atitudes como sorrir e acolher podem ser verdadeiros combustíveis para fortalecer a cultura da empresa e a percepção da marca. Segundo Paulo, os empreendedores devem ter adaptabilidade para se moldar a diferentes desafios que possam surgir. Esse skill, somado ao autoconhecimento, proporciona maior fluidez para lidar com as mudanças rápidas do mundo.
Descubra o que o futuro reserva para a sua marca
A conversa com Paulo Al-Assal foi muito enriquecedora. Além dos temas citados até aqui, ele compartilhou reflexões pessoais e espirituais sobre o verdadeiro significado de sucesso, felicidade e propósito. Paulo destaca o valor de decisões corajosas e conscientes para viver com mais paz de espírito.
O empreendedor que está em equilíbrio nos diferentes campos da vida tem mais condições de elevar sua marca a um novo patamar. O propósito das marcas está na essência de cada uma delas.
Para ouvir o episódio com Paulo Al-Assal na íntegra, basta acessar este link. Aproveite também para conferir outros episódios do StaluzCast. São bate-papos recheados de grandes aprendizados para quem deseja se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Você está a poucos passos de contar com excelentes profissionais para transformar sua ideia em realidade.