
Desvendando o Cérebro: Estratégias para potencializar sua mente.
O cérebro tem uma importância enorme para o funcionamento do corpo humano. Cabe a ele enviar estímulos e coordenadas para todas as ações que executamos. Por isso, é fundamental cuidar desse órgão com muito carinho para ter uma vida mais plena e longeva.
STÁLUZCAST 1ª TEMP.
Em mais um episódio do StaluzCast, recebemos Rosangela Domeico Araujo, formada em serviço social e tem mais de 20 anos de experiência no segmento da aviação e como consultora em responsabilidade social para grandes empresas. A convidada do podcast também tem formação em psicologia social e programação neurolinguística, e atualmente atua na área de neurociência, com foco em ginástica para o cérebro. Hoje, ela é diretora franqueada do Supera - Ginástica Para o Cérebro.
Desde o ano 2000, Rosângela também faz parte da Thélos, uma Associação Cultural Crística, juntamente com Vagner Carvalho, Diretor Criativo da Staluz. A Thélos é um espaço de reflexão sobre a existência e as escolhas humanas.
Família como fator de motivação para valorizar o cérebro
Rosângela Domeico sempre deu grande atenção às relações familiares e isso contribuiu para o seu direcionamento profissional. “Sempre cuidei da minha estrutura familiar, isso me dá força para alçar novos voos”, conta Rosângela. Quando seus filhos chegaram à adolescência, ela decidiu se aprofundar em ginástica para o cérebro.
“Sempre estudei o cérebro e o comportamento humano. Meu filho era muito agitado na escola e decidi levá-lo ao Supera para que seu potencial fosse devidamente explorado”, aponta Rosângela, que viu uma evolução significativa no desempenho escolar dos filhos a partir desse movimento.
O movimento da pinça é fundamental para o cérebro
A história do próprio Supera, criado em 2006, tem uma origem similar. O fundador Antônio Carlos Guarini Perpétuo buscava caminhos para melhorar a capacidade de concentração do seu filho. Ele descobriu uma experiência bem-sucedida realizada no Sudão com ábacos, instrumentos de cálculo que estimulam o aprendizado. “O ábaco tem uma função matemática e também neurológica, com o movimento associado à pinça. As crianças treinadas tiveram um aumento médio de 7 de QI, valor muito significativo”, explica Rosângela.
O movimento da pinça remonta às origens da espécie humana e ao desenvolvimento da região frontal do cérebro. No início da trajetória da humanidade, começamos a produzir peças para caçar e o movimento de pinça foi importante para atenção, planejamento e controle de impulso. “O controle de impulso é essencial hoje em dia, precisamos controlar o impulso de olhar o celular para não perdemos a concentração, por exemplo”, aponta.
O movimento de pinça está em várias pequenas tarefas do dia a dia. Rosangela observa com preocupação que estamos deixando de lado algumas atividades que antes eram corriqueiras. Escrever uma carta, por exemplo, nos obriga a usar o movimento de pinça, mas isso tem perdido espaço para o “touch” do celular.
A beleza da neuroplasticidade
O Supera - Ginástica para o Cérebro atende pessoas de todas as idades, desde crianças no início do desenvolvimento cognitivo até idosos com princípio de demência. “Temos 82 bilhões de neurônios, precisamos estimulá-lo. A natureza é muito fértil e tem um grande potencial a ser explorado. Veja quantas sementes há dentro de uma maçã, podemos fazer uma analogia com o nosso cérebro”, sugere Rosângela.
A profissional aponta que devemos ter ideias armazenadas e evocar memórias de longo prazo, de uma forma que tenhamos o cérebro como prioridade em nossa vida. Ela destaca que esse órgão é responsável por tudo, de um piscar de olhos ao processo de mastigação.
A neuroplasticidade, conceito recente, mostra que até áreas lesionadas do cérebro podem se recompor. Um dos trunfos desse órgão é a sua capacidade de desenvolvimento contínuo, desde que seja estimulado corretamente.
Como fazer bem para o cérebro
Estimular o cérebro é questão de organização e disciplina. Rosangela observa alguns pontos que considera importantes para fortalecer a capacidade do órgão.
Sono: tudo que aprendemos durante o dia é organizado pelo cérebro durante a fase REM do sono, é assim que construímos memórias.
Alimentação: devemos ter cuidado com o que comemos e priorizar alimentos naturais e de verdade, como castanhas, espinafre e ovos.
Relações: as trocas com outras pessoas e o convívio social são determinantes para estimular o cérebro.
Emoções: conhecer as nossas próprias emoções é necessário, é preciso vencer o medo de abordar o tema.
Uma conversa muito rica 🎧
Aprender sobre o funcionamento cerebral é algo positivo para todos nós. Na conversa que tivemos com Rosângela Domeico, abordamos outros temas, como longevidade e espiritualidade.
Para ouvir o episódio do na íntegra, basta acessar este link. Aproveite também para conferir outros episódios do StaluzCast. São bate-papos recheados de grandes aprendizados para quem deseja se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Você está a poucos passos de contar com excelentes profissionais para transformar sua ideia em realidade.